A Apple anunciou nesta segunda-feira (10), durante o evento WWDC 2024, o Apple Intelligence, solução de Inteligência Artificial (IA) que será utilizada em dispositivos iPhone, iPad e Mac. Tim Cook, CEO da Apple, descreveu a IA como “poderosa, intuitiva, integrada e privada”, com o objectivo de tornar os produtos mais inteligentes e facilitar tarefas diárias de produtividade e entretenimento.
Segundo a Apple, Além de ajuste de texto em emails, por exemplo, o Apple Intelligence vai permitir a criação de imagens a partir de comandos de texto, assim como outros chatbots. O Apple Intelligence ainda vai oferecer novas ferramentas de escrita, que ajudam a encontrar as palavras certas com recursos de idioma aprimorados, além de possibilitar que o utilizador resuma uma palestra em segundos, obtenha a versão reduzida de uma conversa em grupo e não só.
A Apple assegura que o sistema será totalmente integrado aos dispositivos Apple, combina hardware e software para fornecer inteligência contextual baseada nos dados do utilizador, com garantias de privacidade e segurança. Terá acesso a praticamente todas as informações no aparelho, mas a Apple garante que tudo será feito de forma privada e segura, com os utilizadores tendo de permitir expressamente o acesso. E a menos que os utilizadores optem, tudo será processado internamente no dispositivo, sem uso da nuvem.
“A nossa abordagem única combina IA generativa com o contexto pessoal de um utilizador para fornecer inteligência verdadeiramente útil. E pode aceder a essa informação de forma completamente privada e segura para ajudar os utilizadores a fazer as coisas que mais importam para eles”, afirmou Tim Cook.
Outra novidade revelada no WWDC 2024 foi a nova Siri. Com o Apple Intelligence, a assistente virtual está mais inteligente e integrada aos sistemas operativos do iPhone, Mac e iPad. Segundo a Apple, a Siri agora entende e fala de forma mais natural e pode criar tarefas, eventos na agenda, resumir conversas e e-mails, e localizar informações, tudo sem precisar tocar no ecrã.
O Apple Intelligence será lançado inicialmente nos Estados Unidos durante o verão, juntamente com o iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia. Para utilizar o Apple Intelligence, os dispositivos precisam ser equipados com os chips A17 Pro, M1, M2, M3 e M4, o que significa que apenas os iPhones 15 em diante terão acesso ao sistema.
Redacção: ola@targeting.ao
Experimente o Dark Mode. Clique no botão do canto superior direito, junto à barra de pesquisa.