O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) anunciou a sua adesão ao Pacto Global das Nações Unidas, uma iniciativa internacional que promove práticas empresariais sustentáveis. Com esta decisão, o BDA junta-se a milhares de organizações em todo o mundo comprometidas com a implementação de medidas que visam a sustentabilidade e a inclusão.
A adesão ao Pacto Global implica que o BDA alinhe as suas estratégias e operações com os 10 princípios universais da iniciativa, que abrangem áreas como direitos humanos, condições de trabalho, protecção ambiental e combate à corrupção. Além disso, o banco compromete-se a contribuir activamente para o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas.
Criado no ano 2000, o Pacto Global das Nações Unidas é actualmente a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, contando com mais de 15.000 empresas e 3.800 entidades não empresariais em mais de 160 países. A rede opera através de 69 Redes Locais, que facilitam a colaboração e a troca de experiências entre os seus membros.
A entrada do BDA no Pacto Global surge no contexto de um esforço crescente por parte de instituições financeiras e empresas para adoptar práticas alinhadas com os desafios globais de sustentabilidade. Sendo uma instituição financeira pública criada com a missão de impulsionar o crescimento económico sustentado de Angola, o BDA passa, assim, a integrar uma rede global de organizações comprometidas com a promoção de um desenvolvimento económico e social mais equilibrado.
Redacção: ola@targeting.ao