A Netflix está a ponderar a criação de uma versão gratuita do seu serviço, avança o Bloomberg, apontando que esta opção ajudaria a Netflix a alcançar consumidores que não podem pagar pelo serviço, ao mesmo tempo que permitiria à empresa expandir o seu negócio de publicidade.
A estratégia baseia-se no financiamento publicitário, semelhante ao modelo da televisão tradicional aberta, onde os consumidores não pagam para ver os programas, mas são obrigados a assistir a longos intervalos comerciais. Na Netflix, isto significaria que os subscritores estariam expostos a pausas publicitárias de 5 a 6 minutos, ou até mais.
Em 2021, a Netflix lançou um plano gratuito no Quénia, mas a tentativa foi encerrada no ano passado. Agora, a plataforma está a considerar implementar estas opções em mercados maiores, nomeadamente na Ásia e na Europa, onde existem grandes redes televisivas gratuitas, apontou a Bloomberg.
Embora lidere o mercado de streaming ao lado do YouTube, pesquisas mostram que a Netflix está atrás de outras plataformas como a própria YouTube, Disney, Paramount, WBD, NBCU, Fox, Univision, Amazon e Roku na comercialização de espaços publicitários. O estudo afirma que a Netflix cobra mais do que os concorrentes e não possui a mesma expertise comercial de empresas como a Amazon e a Disney. Além disso, a plataforma não entregou tantas impressões publicitárias quanto havia prometido.
Para enfrentar estes desafios, a Netflix está a investir em eventos ao vivo e desportos para aumentar o seu inventário de mídia. Uma versão gratuita que diversifica este inventário seria, portanto, mais uma aposta estratégica da plataforma.
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Redacção: ola@targeting.ao
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