Publicidade

Mudança no nome e recursos inteligentes: Apple apresenta iOS 26 totalmente redesenhado

Targeting
Por Targeting
4 minutos de leitura
Tamanho da Fonte

Durante o seu evento Apple Worldwide Developers Conference (WWDC), que este ano decorre de 9 a 13 de Junho na sua sede, em Cupertino, na Califórnia, a Apple apresentou oficialmente o iOS 26, a mais recente versão do seu sistema operativo móvel, que, segundo a empresa, promete elevar a experiência do seu principal produto – o iPhone, com um novo design, funcionalidades baseadas em inteligência artificial e melhorias em várias aplicações essenciais. O iOS 26 tem a maior actualização no software, desde o lançamento do iOS 7.

O recurso Apple Intelligence surge como a principal novidade, agora mais integrado ao sistema e com novas capacidades, desde traduções em tempo real a sugestões inteligentes que ajudam o utilizador a interagir de forma mais fluida com o seu iPhone. A funcionalidade estará disponível em aplicações como Mensagens, FaceTime e Telefone, com as traduções a serem processadas localmente no dispositivo, reforçando o compromisso da Apple com a privacidade.

O novo design visual, baseado num material translúcido denominado Liquid Glass, oferece uma interface mais expressiva e dinâmica, sem comprometer a familiaridade com o iOS. Este novo visual estende-se à tela de bloqueio, ecrã inicial, ícones e widgets, permitindo maior personalização e um aspeto mais moderno.

Craig Federighi, Vice-presidente Sénior de engenharia de software da Apple, destaca que “o iOS 26 brilha com um novo design deslumbrante e melhorias significativas nos recursos que os utilizadores usam todos os dias, tornando o iPhone ainda mais útil”.

No campo da produtividade, os atalhos inteligentes foram melhorados e agora permitem ações mais contextuais e automatizadas. A tecnologia também é capaz de identificar eventos em e-mails ou mensagens e sugerir a sua adição ao calendário com detalhes preenchidos automaticamente.

Outra das apostas da Apple com o iOS 26 é o Apple Games, uma nova aplicação que serve como centro de jogos, reunindo todos os títulos do utilizador num único espaço. A funcionalidade é apresentada como uma forma de tornar o entretenimento móvel mais acessível e organizado.

O CarPlay também recebe um redesenho e novas funcionalidades, incluindo uma vista compacta para chamadas e notificações de navegação mais intuitivas. Já no Apple Music, os utilizadores poderão usufruir da Tradução de Letras, nova função que ajuda a compreender o conteúdo das músicas, e do AutoMix, uma funcionalidade de mistura automática entre faixas, com recurso a inteligência artificial.

Na aplicação Mapas, o iOS 26 passa a registar e sugerir locais visitados, mantendo todos os dados encriptados de ponta a ponta. Com isso, o iPhone poderá oferecer rotas personalizadas com base nos hábitos do utilizador, inclusive notificações em tempo real sobre atrasos ou mudanças no trânsito.

Por fim, o Apple Wallet ganha novas opções de pagamento, permitindo que os utilizadores escolham entre pagamentos em prestações ou com pontos de recompensa directamente através do Apple Pay, inclusive em lojas físicas.

A Apple aproveitou também para confirmar os rumores sobre a padronização dos nomes dos seus sistemas operativos para todos os seus produtos. Na lógica, o novo iOS seria a 19ª versão, mas a empresa optou por alterar a numeração para 26, afectando outros softwares da marca, num alinhamento relacionado com o ano em que o sistema for lançado. Assim, para além do iOS 26, a empresa vai apresentar os sistemas watchOS 26, tvOS 26, macOS 26, visionOS 26 e iPadOS 26, todos referentes ao ano de lançamento apontado para 2026.

Redacção: ola@targeting.ao

Compartilhe este artigo

Publicidade

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *