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Kantar desvenda as tendências do marketing e consumo para 2025

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Por Targeting
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O relatório da Kantar aponta para grandes mudanças que devem influenciar o marketing e o comportamento dos consumidores em 2025.

No âmbito da sua missão como player global em dados, insights, consultoria de análises avançadas e plataformas que ajudam as marcas a compreender o comportamento dos consumidores e a optimizar o seu desempenho em vendas e investimentos em media, a Kantar prevê que, desde a evolução da inteligência artificial à crescente importância da sustentabilidade e inclusão, as marcas enfrentarão novos desafios e oportunidades para se conectarem com o público de forma mais relevante, criativa e estratégica.

Acompanhe, a seguir, as dez principais tendências identificadas pela Kantar:

  1. A segurança estará em primeiro plano com a IA generativa

De acordo com a Kantar, à medida que os recursos de inteligência artificial generativa se tornam mais sofisticados, aumentará a pressão por maior transparência e os potenciais problemas associados ao seu uso. Portanto, este cenário exige que os profissionais de marketing assegurem a fiabilidade e a relevância dos dados, informações e ferramentas que utilizam.

  1. A sustentabilidade será um pilar estratégico do marketing

O relatório Kantar BrandZ Global indica que o marketing ligado à sustentabilidade contribuiu com mais de 1,1 biliões de euros para o valor das 100 maiores marcas do mundo. Um dado que reforça a ideia de que a sustentabilidade não é mais um factor secundário, mas sim uma parte integrante da actuação, dos produtos e dos serviços oferecidos pelas empresas.

  1. A inclusão será um imperativo para o crescimento das marcas

A média global de consumidores acredita que as empresas têm o dever de ajudar a construir uma sociedade mais justa. Contudo, segundo a Kantar, os profissionais de marketing continuam a subestimar o impacto da inclusão nos negócios. A empresa calcula que, ao não apostar em iniciativas que revelam, de facto, medidas de inclusão, as marcas podem estar a perder até 1,9 biliões de euros em potencial de mercado.

  1. As redes sociais precisam de inovar para reconquistar a atenção

Após anos de uso intensivo, as redes sociais enfrentam o desafio de recuperar a atenção das audiências, o que inclui marcas que utilizam estas plataformas para anunciar. No próximo ano, a qualidade do envolvimento será mais relevante do que métricas simples. Para captar a atenção e gerar reacções, os anúncios publicitários terão de ser mais criativos e personalizados.

  1. O desafio da desaceleração do crescimento populacional

As mudanças sociais e demográficas precisam ser encaradas como desafios estratégicos. O declínio das taxas de natalidade em muitos países aponta para um futuro com menos consumidores. Este cenário obrigará as empresas a disputar maiores quotas de mercado para manterem a competitividade e a adaptar-se a novos arranjos familiares e às alterações nos recursos financeiros das populações mais idosas.

  1. Uma estratégia que considere todos os formatos de vídeo

Os profissionais de marketing enfrentam desafios crescentes para distribuir os orçamentos num cenário cada vez mais fragmentado em termos de formatos e plataformas. Em 2025, será ainda mais crítico analisar as particularidades e oportunidades de cada meio ou canal para realizar escolhas mais eficazes e produtivas.

  1. As marcas beneficiarão do poder das comunidades de criadores

Em 2025, as marcas terão de alinhar os seus conteúdos com os de criadores que já dominam a linguagem e o estilo de comunicação das comunidades com as quais pretendem conectar-se. Colaborar com criadores de conteúdo será essencial para quem procura gerar maior envolvimento e, consequentemente, negócios.

  1. Expandir os limites da inovação

A inovação pode surgir de múltiplas formas, seja através da exploração de novas categorias de produtos, seja na procura de formas diferenciadas de entregar o mesmo serviço aos consumidores. As marcas que conseguirem identificar novos espaços de actuação terão, segundo a Kantar, maiores probabilidades de crescimento.

  1. As transmissões ao vivo continuarão a ter relevância

O sucesso do comércio ao vivo (live commerce), sobretudo na China, demonstra o enorme potencial deste formato para impulsionar vendas e gerar negócios. Em 2025, as estratégias que combinarem entretenimento e vendas ao vivo terão um papel ainda mais relevante. De acordo com a Kantar, este modelo pode beneficiar todos os sectores e segmentos económicos.

  1. Redes de media de retalho em constante evolução

As redes de media de retalho estão a transformar como as marcas interagem com os consumidores, por permitir a criação de anúncios mais segmentados. A precisão dos dados será cada vez mais fundamental para desenvolver mensagens mais assertivas, optimizar os investimentos e melhorar a eficácia das campanhas de marketing.

Redacção: ola@targeting.ao

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