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Consumidores mostram maior disposição para pagar por produtos sustentáveis

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Por Targeting
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Mais da metade dos consumidores, 54%, está disposta a pagar mais por produtos sustentáveis em 2024, um aumento significativo face aos 35% registados em 2022, segundo o Estudo Global de Sustentabilidade 2024 da Simon-Kucher. O estudo, que recolheu respostas de 6.120 consumidores em seis países, abrange regiões que representam dois mil milhões de consumidores e 35% do PIB global.

As informações foram avançadas pelo Grande Consumo. De acordo com aquela revista, os dados do estudo destacam mudanças importantes na forma como os consumidores percebem a sustentabilidade e o seu impacto nas decisões de compra. O estudo também evidencia diferenças entre sectores, com consumidores que compram produtos em sectores ligados à sustentabilidade, como o energético, a atribuírem maior importância a este factor em comparação com sectores como o financeiro.

Embora a disposição para pagar mais por produtos sustentáveis tenha aumentado, os preços elevados continuam a ser um grande impedimento. No entanto, a percentagem de consumidores que considera as opções sustentáveis inacessíveis diminuiu de 25% em 2022 para 12% em 2024.

A sustentabilidade está entre as três principais prioridades de compra para 64% dos consumidores, um aumento em comparação com estudos anteriores. Além disso, aproximadamente 80% dos consumidores investigam autonomamente a sustentabilidade dos produtos antes de os adquirir.

Surpreendentemente, a importância atribuída à sustentabilidade nas decisões de compra caiu seis pontos percentuais em relação a 2022, possivelmente devido a factores como a inflação e a crescente banalização do tema nas discussões públicas.

Citada pela mesma revista, Andreas von der Gathen, Co-Diretor Geral da Simon-Kucher, considera “animador observar que mais da metade dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis, em comparação com pouco mais de um terço há dois anos. Esta mudança sugere que a sustentabilidade está a tornar-se uma consideração comum nas decisões de compra”.

No entanto, Andreas von der Gathen ressalta “essencial reconhecer que a acessibilidade continua a ser um grande desafio. Portanto, as empresas devem ajustar as suas estratégias de preços para atender às expectativas dos consumidores, garantindo que as opções sustentáveis sejam acessíveis a todos. Assim, podemos coletivamente criar um impacto positivo para um futuro mais sustentável“.

Redacção: ola@targeting.ao

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