Intitulado Marketing Trends 2024, o relatório elaborado pela Kantar, especialista em dados, insights e consultoria, fez um levantamento que combina dados atitudinais e de performance para ajudar os profissionais da área a maximizarem estratégias de crescimento.
As principais tendências de marketing para o próximo ano, segundo a Kantar, giram em torno da Inteligência Artificial actuando no processo criativo, maior disputa por atenção e engajamento da audiência e inovação voltada à criação de negócios não apenas rentáveis, mas sustentáveis.
Confira abaixo as 10 tendências de marketing para 2024 listados pela Kantar:
Inteligência Artificial no processo criativo: Com a indústria a explorar a Inteligência Artificial para o processo de desenvolvimento de criatividade, será fundamental a compreensão da efetividade do uso dessa tecnologia.
Valores culturais: Os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação às marcas. Iniciativas que exploram valores culturais se destacarão ainda mais em 2024.
Controle de mensagem encontra a cultura do cancelamento: Ser autêntico e tomar partido sobre questões importantes para a sociedade garantirá um caminho para construir conexão emocional com os consumidores.
A batalha por atenção e engajamento: A utilização de métricas preditivas de atenção baseadas em inteligência Artificial está em ascensão e deve desempenhar um papel maior em 2024, permitindo que os profissionais da área mensurem atenção em escala para anúncios digitais.
A troca para medidas holísticas de sucesso: 42% das empresas estão a incorporar métricas de sustentabilidade nos seus KPIs, comparado com 26% em 2021, uma tendência que demonstra uma transformação no mercado para um maior equilíbrio entre lucro, planeta e pessoas – não apenas como compromisso das empresas, mas como estratégia de negócios.
Inovação disruptiva para negócios rentáveis e sustentáveis: Marcas percebidas como inovadoras pelos consumidores alcançam três vezes mais crescimento do que as que não são. Por isso, actuar nessa frente, especialmente de forma disruptiva, será uma agenda essencial para toda a empresa que quiser encontrar um caminho de crescimento em 2024.
Marcas que desafiam o status quo: Para acompanhar o ritmo, grandes marcas precisam trabalhar agilidade, velocidade de lançamento no mercado, centralização no consumidor e tomada de decisões baseadas em dados.
O poder da premiunização: Dados da Kantar mostram que a premiunização é um caminho para o sucesso. Em 2024, profissionais de marketing se apoiarão na gestão de preços para garantir que preço e valor se alinhem.
A vida além da barra de pesquisa: Com a Inteligência Artificial potencializando a função dos buscadores, os anunciantes precisarão ser hábeis em direcionar os investimentos para onde as pessoas estão.
Retalho e publicidade: Em meio às mudanças nos comportamentos dos consumidores, a mídia de varejo aparece como um canal essencial para engajar audiências. Olhando para 2024, compradores e vendedores precisarão de medições independentes para comprovar o desempenho do canal e para criar melhores experiências de publicidade.
Este relatório anual feito pela consultora, visa orientar os anunciantes, agências e profissionais de veículos a aproveitarem de forma mais eficiente as transformações tecnológicas e a mudança no comportamento dos consumidores.
Redacção: ola@targeting.ao
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