A nova imagem, que inclui um logotipo redesenhado, insere-se num movimento que, segundo a PepsiCo, deve reforçar a visibilidade da empresa enquanto “casa das marcas” e aproximá-la dos consumidores de forma mais emocional e contemporânea.
O novo logótipo substitui o tradicional globo colorido, utilizado desde 2001, por um símbolo multicolorido em forma de escudo que combina elementos visuais com significados distintos. A letra “P”, agora em destaque, forma um desenho que remete para um sorriso, acompanhado por uma folha, alusiva aos cereais e ingredientes naturais dos snacks, e por uma gota de água, que simboliza as bebidas. O conjunto pretende traduzir energia, diversidade e a promessa de bem-estar associada ao portefólio da empresa.
Segundo Jane Wakely, directora de marketing global da PepsiCo, a nova imagem “não é apenas um logótipo, mas um reflexo da transformação da companhia”, sendo que, salienta a responsável, o redesenho representa “a energia, o optimismo e a ambição da PepsiCo em 2025 e nos anos que virão”.

A decisão de reformular a identidade visual segue-se a estudos internos que mostraram que apenas 21% dos consumidores conseguiam identificar outras marcas do grupo além da Pepsi, como Lay’s, Doritos, Quaker ou Gatorade. O novo posicionamento procura, assim, reforçar o papel da marca-mãe como referência unificadora de um portefólio diversificado, presente no quotidiano de milhões de pessoas.
Sob o lema “Food. Drinks. Smiles.” (“Comida. Bebidas. Sorrisos”), a PepsiCo pretende transmitir uma mensagem de optimismo e proximidade, em linha com a sua missão de “criar mais sorrisos em cada gole e em cada dentada”.
O novo logótipo começou a ser implementado nas plataformas digitais da empresa e será progressivamente aplicado às embalagens e materiais de comunicação ao longo de 2026.
De acordo com Ramón Laguarta, presidente e CEO da PepsiCo, a renovação “representa de forma mais fiel à dimensão e a diversidade do grupo”, que actualmente agrega mais de 500 marcas distribuídas por mais de 200 países.
Redacção: ola@targeting.ao





