Empresa angolana provedora de serviços de internet, Internet Technologies Angola, ou simplesmente ITA passou a chamar-se Paratus Angola, desde o último dia 8 de Julho. A mudança de nome faz parte de uma estratégia de uniformização da marca em todos os países onde o grupo Paratus está presente, em África.
Não se trata de um rebranding, uma vez que a antiga ITA já fazia parte do grupo Paratus, que para além de Angola, tem representação em mais sete países africanos. Usou-se o método de co-branding, afinal, o logo da ITA e da Paratus viviam em total harmonia nas várias peças e formatos de comunicação, desde Outubro de 2021.
É, também, uma padronização da marca, visando a consolidação a nível continental e a internacionalização para outros continentes, como afirma Francisco Pinto Leite, Director Geral da agora Paratus Angola, em entrevista ao Jornal Mercado:
A mudança da marca vai consolidar a nossa posição dentro do grupo, mas por outro lado, também traz-nos outro posicionamento a nível do mercado: abre-nos maiores horizontes, não só internamente, mas principalmente no que concerne à estratégia de internacionalização e de consolidação dentro de uma rede africana Paratus. E por outro lado, traz-nos também outras valências, tal como maior poder negocial.”
Francisco Pinto Leite, Director Geral Paratus Angola.
Para comunicar a mudança, a marca optou por uma acção multimeios, envonvendo o Out Of Home (OOH), com outdoors pelas ruas da capital; digital, com acções nas redes sociais, que foram desde a alteração de nome (de ITA para Paratus Angola), assinaturas de email, publicidade em portais e a mudança no domínio do website que passa a ser www.paratus.ao. Outras acções escolhidas para comunicar a mudança foram cartelas em programas televisivos e eventos.
A mensagem escolhida para este momento de mudança foi: A tecnologia evoluiu e a ITA evoluiu para Paratus. A headline é ainda complementada por uma nota de boas-vindas ao futuro digital sem limite.
Em declarações ao Targeting, Rosema Matias, Gestora de Comunicação e Relacções Públicas da Paratus Angola, sublinhou o significado desta mudança:
A mudança de nome significa que agora o Grupo Paratus está totalmente alinhado sob uma única marca e que continuaremos a trabalhar para garantir a transformação digital de Angola e de África através de infraestruturas e serviço ao cliente excepcionais”
Rosema Matias, Gestora de Comunicação e Relacções Públicas da Paratus Angola
Sobre o desafio e os próximos passos para a consolidação da marca no seio dos seus públicos, Rosema Matias vincou:
O público principal da Paratus Angola são as empresas, e para elas é feita uma comunicação mais direccionada. Por outro lado, temos noção de que quase 20 anos de marca não serão apagados da noite para o dia, e com esta mentalidade pretendemos educar o mercado como sempre fizemos com presença On e Offline.”
Redacção: ola@targeting.ao