A PwC procedeu ao relançamento da sua identidade de marca a nível global, numa iniciativa que representa a primeira alteração estratégica da firma em 14 anos. A mudança, segundo a organização, tem como finalidade alinhar a presença institucional da firma com os desafios actuais do mercado, e reforçar o papel da PwC como parceira de confiança na criação e aceleração de valor para os seus clientes.
Neste novo posicionamento, a consultora aposta na campanha global “So You Can”, concebida para evidenciar o seu contributo na construção, sustentação e aceleração do momentum nos negócios. A narrativa visual e conceptual da nova marca gira em torno desta ideia de impulso, reflectida num logótipo renovado, numa assinatura gráfica modernizada e num tom de comunicação mais directo.
Segundo a directora global de marketing da PwC, Antonia Wade, esta mudança surge em resposta à forma como os modelos de negócio estão a evoluir. “Os pools de valor estão a mudar, e os nossos clientes estão a redefinir os seus modelos de negócio, pressionados por factores como a inteligência artificial, alterações climáticas ou dinâmicas geopolíticas. O nosso papel é encontrá-los onde estão e ajudá-los a acelerar ou manter o seu momentum para criar e proteger valor”, afirmou.
Do ponto de vista gráfico, a nova identidade mantém o preto e o laranja como as cores principais e introduz uma “marca de impulso”, que simboliza visualmente a “trajectória ascendente e progressiva” que a empresa procura proporcionar tanto aos seus clientes como às carreiras dos seus colaboradores. Foram ainda introduzidos ajustes ao logótipo, com vista a uma melhor adaptação ao ambiente digital.
Em Angola, a PwC acompanha esta transformação com medidas concretas de alinhamento estratégico. Em nota publicada no seu site, Ricardo Santos, Country Senior Partner da PwC Angola, frisou que “a transformação da identidade visual da PwC reflecte o nosso posicionamento junto de um mercado cada vez mais exigente, assim como a nossa ambição de continuar a liderar com proximidade e inovação”.
De acordo com o responsável, o escritório local está a reforçar a sua aposta em soluções digitais, inteligência artificial e formação contínua. “Em Angola, estamos a mudar a forma como criamos valor para os nossos clientes, reforçando o nosso compromisso para com as pessoas, a tecnologia e os negócios”, declarou.
Actualmente, a PwC Angola conta com cerca de 200 colaboradores nas áreas de auditoria, consultoria, tecnologia e fiscalidade. A nova fase da marca no país inclui ainda um investimento contínuo na capacitação das equipas e no fortalecimento das relações com os clientes.
Vale, por fim, recordar que a campanha “So You Can” foi concebida como uma adaptação institucional do conhecido slogan “Just Do It”, da Nike, com o objectivo de transmitir uma mensagem simples e mobilizadora, facilmente compreendida e replicável em diferentes geografias. “Não somos a Nike, mas queríamos algo universal e acessível”, referiu a directora global de marketing da PwC.
Redacção: ola@targeting.ao