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Investimento publicitário em Angola regista queda no primeiro semestre de 2024

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Por Targeting
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O investimento publicitário em Angola alcançou 11 184 670 384,00 de kwanzas no primeiro semestre deste ano, segundo o Instituto Angolano de Opinião Pública (IAOP). No entanto, este valor representa uma queda de 10,8% em comparação com o período homólogo, acompanhada por uma diminuição semelhante no número de inserções publicitárias.

Os principais sectores responsáveis por este investimento foram o Institucional/Estado/Governo, que representou 27,2% do total, apesar de uma queda de 9,8%; o sector da Media, que contribuiu com 11,7%, mas também sofreu uma diminuição de 1%; e os serviços recreativos/culturais, que cresceram 2,8% e somaram 12,5% do total. Juntos, estes três sectores responderam por cerca de 51,2% do investimento publicitário.

Os meios de comunicação monitorizados pelo IAOP, como Televisão, Rádio e Imprensa Publicada, também registaram quedas no investimento, com descidas de 10,4%, 15,4% e 6,6%, respectivamente. No entanto, alguns canais de televisão, como Zap Novelas, Zimbo e Afro Music Channel, viram um aumento no investimento publicitário, assim como as rádios Ecclesia e Luanda. Na imprensa, o Novo Jornal, Expansão e Revista Austral foram os únicos a registar crescimento.

Apesar da tendência geral de desinvestimento, sectores como Telecomunicações e Comércio/Retalho apresentaram um crescimento tímido no investimento publicitário. Entre os maiores anunciantes deste semestre estão a Zap, o Governo da República de Angola, o Governo Provincial de Luanda, o Ministério da Saúde e a Africell.

Redacção: ola@targeting.ao

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