Publicidade

FESTIPUB apresenta novidades e novo formato para a 4ª edição

Targeting
Por Targeting
5 minutos de leitura
Tamanho da Fonte

Na conferência de imprensa realizada na terça-feira, 09 de Setembro, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), a organização do FESTIPUB apresentou a 4ª edição do maior festival de publicidade dos PALOPs, destacando as novidades e alterações no formato.

O tema central desta edição será “O Impacto da Inteligência Artificial na Publicidade, Marketing e Comunicação”, escolhido como um reflexo do compromisso do FESTIPUB em manter-se na vanguarda das tendências que estão a impactar os sectores da publicidade, criatividade e comunicação.

Durante a conferência, a organização aproveitou para apresentar um balanço da edição anterior, de 2023, que foi considerada positiva. O relatório destacou que o FESTIPUB 2023 contou com a participação de 27 agências e culminou na entrega de 150 prémios. Um dos pontos altos foi a assinatura de um protocolo com o MINTTICS, parceiro institucional do evento, que visa fortalecer o apoio ao festival e promover a formação profissional no sector.

A seguir, apresentamos as principais mudanças e novidades anunciadas para esta edição:

Diferente das edições anteriores, o Diretor-Geral do FESTIPUB, Gildo Mariano, anunciou uma reestruturação nas categorias do festival, agora reduzidas para 12 principais, que irão entregar um total de 74 prémios, em comparação aos 70 das edições passadas. Esta alteração inclui a introdução de 4 novas subcategorias, cada uma concorrendo a um dos novos prémios Platina, que distinguirão: Locutor Publicitário Comercial, Locutor Publicitário Institucional, Mestre de Cerimónias Internacionais e Mestre de Cerimónias Corporativas.

Segundo a organização, a reestruturação das categorias visa simplificar o processo de inscrição e avaliação, adaptando-o às necessidades actuais da indústria publicitária. A introdução das novas subcategorias reflecte a necessidade de reconhecer os profissionais que, embora muitas vezes actuem nos bastidores, desempenham um papel crucial na comunicação eficaz e no sucesso de eventos e campanhas publicitárias.

Outro destaque relevante foi a criação de um Conselho Consultivo para esta e as próximas edições do FESTIPUB. Este conselho será composto por treze profissionais renomados dos sectores de Publicidade, Marketing e Comunicação dos países lusófonos, incluindo um representante do MINTTICS.

O papel do Conselho Consultivo será orientar e garantir que a premiação mantenha os mais altos padrões de integridade e relevância. O conselho terá a responsabilidade de rever e aprovar as categorias a concurso, bem como seleccionar os júris nacionais e internacionais, baseando-se no reconhecimento e excelência profissional em cada edição do FESTIPUB.

Além disso, o festival voltará a contar com as “FestiTalks”, de 23 a 25 de Outubro, conferências que foram um grande sucesso em edições anteriores, com a participação de estudantes, profissionais de publicidade e marketing, e entusiastas das indústrias criativas. A edição de 2024 inclui ainda uma after party inédita para celebrar o melhor da publicidade nos PALOPs.

As inscrições para o 4º FESTIPUB estão abertas até 2 de Outubro. Podem participar empresas e profissionais de Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, que tenham veiculado trabalhos entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2023. A votação do júri e do público (em algumas categorias) decorrerá de 4 a 13 de Outubro, com a publicação da shortlist prevista para 14 de Outubro. A Gala de Premiação está agendada para 25 de Outubro no CCTA.

Desde a sua criação em 2021, o FESTIPUB tem desempenhado um papel fundamental no impulso ao mercado publicitário e da comunicação nos PALOPs. Criado com o objectivo de promover a excelência na criatividade comunicacional, o festival premeia anunciantes, agências, produtoras e estúdios cujos trabalhos impulsionam, ano após ano, o mercado publicitário e da comunicação em geral.

Tal como nas duas últimas edições, o TARGETING voltar a ser media partner oficial da 4ª edição do FESTIPUB. Relembre aqui os principais momentos do FESTIPUB 2023.

Redacção: ola@targeting.ao

Compartilhe este artigo

Publicidade

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *