Com o passar do tempo as empresas percebem a necessidade de ajustar a sua marca, trazendo consigo novos elementos da sua identidade visual, uma estratégia crucial para a vitalidade e continuidade das marcas no mercado.
O Rebranding é um processo que deve ser trabalhado seriamente, sob pena de colocar a marca em risco, e pode ser motivado por várias razões como: perda de relevância da marca por obsolescência, erro da estratégia de marketing no posicionamento de mercado, o surgimento de um concorrente mais forte, ampliação ou alteração do escopo de actuação, o surgimento de novas metas e objectivos estratégicos, mudanças na estrutura (por exemplo, aquisição de uma empresa), perda da reputação da marca (por vários motivos), inserção em um novo mercado, desejo de envolver mais o público-alvo.
Nos últimos tempos, no nosso mercado, vivenciámos algumas empresas a fazerem um Rebranding das suas marcas, e esse cenário agitou o mercado com críticas e elogios, o que me levou a escrever este pequeno artigo.
Começo por dizer que o Rebranding é muito mais do que simplesmente actualizar o logótipo da empresa. É uma jornada transformadora que começa com a compreensão profunda da missão, valores e posicionamento no mercado.
Essa abordagem estratégica de dentro para fora impulsiona o negócio a novos patamares de sucesso.
O caminho percorrido para o Rebranding, no meu ponto de vista, observa algumas questões que apresento nos pontos abaixo:
Análise interna para descobrir a essência da empresa
Missão: Entender profundamente o propósito da empresa, o motivo pelo qual ela existe. Essa clareza será a bússola que guiará todas as suas decisões estratégicas durante o processo de Rebranding;
Valores: Identificar os valores que norteiam a cultura organizacional. Esses valores devem estar alinhados com a missão e reflectidos em todas as acções.
Posicionamento: Definir o posicionamento único no mercado. O que torna a empresa em destaque? Quais são os diferenciais competitivos? Quais são as vantagens competitivas?
Trabalhar no reposicionamento de marca
Identidade visual: Actualização da identidade visual, trazendo novos elementos como: o logótipo, combinação de cores, tipografia e outros elementos visuais para reflectir a essência da marca renovada. Essa nova identidade visual deve transmitir de forma clara e atraente o posicionamento desejado.
Comunicação: Construção de uma narrativa para a marca, alinhada com a missão, valores e posicionamento. Essa narrativa deve ser transmitida e reflectida em todos os seus canais de comunicação, sejam “online”, “offline”, ATL e BTL.
Experiência do cliente: Este aspecto considero o mais crucial, porque além de identidade física, a empresa deve trabalhar para garantir novas experiências com cliente, desde o primeiro contacto até o pós-venda, esteja alinhada com a nova marca. Isso inclui desde o ‘design’ das suas embalagens até à equipa de atendimento.
Envolvimento dos Stakeholders
Equipa interna: É crucial haver envolvimento de toda a equipa no processo de Rebranding, garantindo que haja compreensão e que estejam alinhados com a nova identidade da marca. Isso é crucial para que a nova marca seja reflectida de forma consistente em todas as interacções com os clientes.
Clientes: Uma estratégia de comunicação de forma transparente durante a jornada de Rebranding aos clientes. Explicando os motivos por trás da mudança e quais benefícios trará consigo. É fundamental manter um diálogo aberto e considerar valorizar o feedback durante todo o processo.
Parceiros: É fundamental também envolver os parceiros estratégicos no processo de Rebranding. Eles podem ajudar a amplificar a sua nova marca e a criar sinergias valiosas para o caminho que se quer percorrer.
Um processo de Rebranding bem-sucedido trará vários benefícios, tais como:
Crescimento: Ajuda a impulsionar a empresa para novos patamares de crescimento, atraindo novos clientes e ampliando a participação no mercado.
Inovação: Estimula a equipa a pensar de forma inovadora, fortalecendo a capacidade de adaptação às mudanças do mercado.
Engajamento: Uma marca forte e alinhada com os anseios do seu público-alvo gera maior engajamento e lealdade dos clientes.
Diferenciação: Permite que a empresa seja destaque no mercado, fortalecendo o posicionamento e aumentando capacidade competitiva.
Com o rebranding é necessário estar preparado para o futuro, desenvolvendo acções como:
a) Definir uma visão clara e inspiradora para a marca, que aponta o caminho a ser seguido nos próximos anos.
b) Estar atento às tendências e transformações do mercado, ter capacidade de adaptação constantemente da marca para atender às necessidades em constante evolução dos clientes.
c) Cultivar uma mentalidade ágil e flexível, capaz de responder rapidamente a mudanças e aproveitar novas oportunidades.
Considerar o processo de rebranding como uma acção de mudança da identidade visual, é uma medida paliativa, que vai levar a valência da marca, devemos olhar na perspectiva do rebranding como uma estratégia de dentro para fora.
O maior problema está na “tradição” de empresários que só representam o activo financeiro. Quando abordamos temas tão sérios é necessário uma quase lavagem cerebral de quem investe/gasta para que a empresa se mantenha. Pois não tendo ouvidos selectivos acabam tendo acções reactivas quando poderiam ser evitadas, ou ter uma estrutura melhor preparada, se aplicassem os conceitos de Marketing.