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1 Ano a Mapear o Movimento das Marcas

Francisco Kuvalela
Por Francisco Kuvalela
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Quando em 2022 decidimos que Setembro era o período ideal para disponibilizar o TARGETING, estávamos longe de pensar que o projecto teria o impacto que tem hoje. Na verdade, escolhemos o mês de Setembro porque já vínhamos de duas datas adiadas nos meses anteriores e não fazia parte dos nossos planos demorar mais uma semana sequer. Sem ter tudo a 100% (confesso), no dia 14 levantamos o véu sob um projecto que estava desde a pandemia a ser “cozinhado” e, que agora, 12 meses depois, começa a ganhar contornos de uma certeza no panorama da imprensa de especialidade no mercado angolano.

100% Online, sem um evento de lançamento presencial, apenas algumas dinâmicas no digital e um forte passar de palavras entre os primeiros visitantes da plataforma. Aos poucos, markeeters, comunicólogos, gestores, empreendedores, criativos, executivos e não só começavam a conhecer o verdadeiro Movimento das Marcas. Um movimento que sempre existiu, mas que na minha visão muito pessoal não era de todo explorado ou devidamente mapeado. E é justamente com este pensamento que nos desafiámos a criar o TARGETING: um projecto editorial idealizado e executado com o objectivo de celebrar a criatividade e mapear o movimento das marcas. Um portal que aborda tudo o que as marcas fazem nas áreas de comunicação, marketing, criatividade, empreendedorismo/inovação, digital, tecnologia, negócios, carreiras e capital humano.

Por acreditar que as marcas precisavam de um canal independente, autónomo e sem amarras a ninguém, para na primeira voz poderem contar o que acontece e o que está por acontecer dentro delas; por acreditar que os consumidores devem estar bem informados sobre os movimentos das suas marcas de eleição; por acreditar que muito mais do que se vê nas ruas em outdoors, nos espaços de anúncios das rádios, televisões ou qualquer outro meio, existe uma ideia, conceito ou estratégia pensada por profissionais; e, sobretudo, por acreditar que as marcas e empresas são feitas de pessoas e que estas merecem que os seus nomes estejam associados aos seus trabalhos. Seja no marketing, nos negócios das marcas, nas estratégias, nos novos produtos ou serviços, nos posicionamentos, na valorização do capital humano ou na inovação tecnológica, o TARGETING procurou e procurará abordar com uma nova perspectiva e analisar a partir de ângulos diferentes o dia-a-dia das marcas e empresas, pois, no final do dia, elas continuam a ter grande importância no sentido em que contribuem para a economia local.

12 meses depois, somos claramente um meio a ter em conta pelas marcas e uma importante janela de comunicação para as mesmas. E nesta janela não faltam brisas boas: novas abordagens, mais conteúdos, mais profundidade… Um verdadeiro hub de conteúdos para profissionais que valorizam a informação relevante, de qualidade e diferenciada!

O TARGETING é também uma clara demonstração e um excelente exemplo de que os media especializados têm muito a oferecer para as empresas do mercado angolano, pois, começam a afigurar-se como bons palcos para que estas empresas desfilem as suas várias iniciativas de marca e não só. As marcas que olham a comunicação de forma estratégica como um investimento e não como um custo, as marcas que valorizam e entendem a importância da marca forte, sabem o quão benéfico os media especializados podem ser nas suas manobras de comunicação, sejam elas de produto, serviço, brand awareness ou até mesmo de responsabilidade social.

Há um ano nos propusemos a ser o game changer, o meio que faria o Movimento das Marcas e acredito estarmos no bom caminho. Muita coisa sobre este projecto ainda está por ser mostrada e sei que temos uma longa estrada a percorrer, mas esta primeira curva, depois de uma recta de 365 dias, demonstra bem a nossa vontade pela busca da afirmação com elementos que muito bem norteiam o TARGETING: excelência, qualidade, critério e muita criatividade.

Que venham as próximas 52 semanas!

Francisco Kuvalela

Fundador do TARGETING
Strategist & Brand Manager

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