A TAAG anunciou a transferência gradual das suas operações comerciais de passageiros do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro para o novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), conforme Decreto Executivo que regulamenta o processo, com início previsto para 10 de Novembro, abrangendo, numa primeira fase, a rota Luanda-Cabinda-Luanda.
De acordo com o comunicado da TAAG, a mudança tem por objectivo proporcionar um serviço mais moderno e eficiente aos passageiros. O comunicado informa que a abordagem faseada deve permitir que a companhia adopte as melhores práticas internacionais de gestão de transição no sector da aviação, garantindo uma migração segura e centrada na melhoria do serviço ao cliente.
Numa primeira fase, a TAAG assegura uma operação sólida para a rota Luanda-Cabinda, período que será marcado pela optimização de processos e promoção de uma experiência de confiança aos passageiros. A companhia justifica a escolha de Cabinda como a primeira rota a ser transferida pelo elevado volume de tráfego de passageiros e carga, com voos diários em três períodos — manhã, tarde e noite — o que possibilita a activação completa das equipas e sistemas operacionais do AIAAN.
Para maior conveniência dos passageiros, o mesmo comunicado informa que a TAAG disponibilizará quatro frequências diárias para Cabinda, com partidas e chegadas exclusivamente no Aeroporto Dr. António Agostinho Neto, operadas por aeronaves Dash 8-Q400, com capacidade para 74 passageiros. Em Dezembro, as rotas da região Leste (Dundo, Saurimo e Luena) e do Soyo serão também transferidas para o AIAAN, e, de forma progressiva, no primeiro trimestre de 2025, as restantes ligações domésticas e internacionais serão igualmente integradas no novo aeroporto.
A TAAG recorda que o acesso ao Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto será assegurado pelo Caminho de Ferro de Luanda (CFL), pela empresa Transportes Colectivos Urbanos de Luanda (TCUL), além de veículos próprios e serviços de shuttle privados e táxis personalizados, garantindo opções de mobilidade convenientes e diversificadas para todos os passageiros.
Redacção: ola@targeting.ao