A Adobe assinou um acordo definitivo para adquirir a Semrush, numa transação totalmente em dinheiro no valor de 12,00 dólares por ação, equivalente a um valor patrimonial total de aproximadamente 1,9 mil milhões de dólares, aguardando agora aprovação regulatória.
Do lado da Adobe, a operação pretende reforçar as suas ferramentas de marketing, sobretudo com foco em inteligência artificial generativa. Nesse sentido, a empresa pretende integrar os recursos da Semrush em soluções como o Adobe Experience Manager, o Adobe Analytics e novos produtos focados em experiência digital.
A Semrush dispõe de tecnologia que combina optimização tradicional para mecanismos de busca (SEO) com optimização para motores gerados por IA. Assim sendo, a fusão permitirá à Adobe oferecer aos profissionais de marketing uma visão mais completa de como as suas marcas são descobertas, quer por meio de buscas convencionais, quer por interações com agentes de IA, como o ChatGPT e o Gemini.
Segundo a Reuters, a transação deverá ser concluída no primeiro semestre de 2026, embora ainda dependa de aprovações regulatórias. De modo a reflectir a confiança do mercado, após a divulgação do negócio, as ações da Semrush registaram uma valorização de cerca de 75% no pré-mercado.
LER TAMBÉM: Adobe redesenha o Firefly: aplicação web ganha versão mobile
Vale, igualmente, recordar que em setembro de 2025, a Adobe elevou as suas previsões de receita e lucro anual, impulsionada pela forte procura pelo seu software de design. Um mês depois, a empresa anunciou uma parceria com a OpenAI, permitindo que os utilizadores controlem directamente um dos seus aplicativos por meio do ChatGPT.
Redacção: ola@targeting.ao




