Publicidade

Os hábitos de consumo de media dos angolanos no 1º semestre do ano

Targeting
Por Targeting
3 minutos de leitura
Tamanho da Fonte

A MIRA Research lançou os resultados do 16º Estudo de Audiências, com dados actualizados sobre os meios preferidos pelos angolanos durante o 1º semestre de 2025. O estudo abrange hábitos de consumo de televisão, rádio, redes sociais, aplicações bancárias e preferências desportivas.

Realizado nas províncias de Luanda, Benguela, Huambo e Huíla, o estudo representa mais de 10,7 milhões de pessoas com mais de 15 anos de idade. Além da televisão, o estudo também mergulha nos hábitos de consumo de rádio, imprensa, internet, e outras curiosidades sobre os consumidores angolanos.

Estes dados, sustenta a MIRA, são essenciais para marcas, agências e instituições que queiram compreender como, onde e quando comunicar com o seu público.

Dos resultados destaca-se a forte ligação dos angolanos à televisão, sendo que 94% têm preferência no consumo habitual deste meio. No ranking de canais assistidos habitualmente, em primeiro lugar surge a TV Zimbo com 68% das escolhas, seguida pela ZAP Novelas (56%) e ZAP Viva (43%).

No que diz respeito aos programas televisivos, A Tarde é Nossa é o preferido, sendo escolhido 30% dos entrevistados, seguindo-se o Fala Angola (28%). Relativamente ao apresentador preferido, Igor Benza ocupa a primeira posição no top dos mais preferidos com 25% das escolhas, seguindo-se Ernesto Bartolomeu (18%).

Na categoria de rádio, a Rádio Luanda continua a ocupar o primeiro lugar no que diz respeito à audiência na capital angolana. Na Huíla e no Huambo no primeiro lugar continua a Rádio Mais. Em Benguela a rádio de maior audiência é a Rádio Benguela. Relativamente aos radialistas que se destacam, Jorge Gomes (Mangomito) da Rádio MFM é o preferido em Luanda.

O estudo dá ainda a conhecer os hábitos dos internautas angolanos. De salientar a forte utilização das redes sociais, nomeadamente Facebook e Whatsapp. Entre os sites angolanos de notícias mais referidos encontram-se o Platina Line e o Xé Agora Aguenta.

Em relação ao sector financeiro, o estudo mostra que a maioria dos internautas ainda não utiliza aplicações bancárias. No entanto, entre os que usam, o Multicaixa Express e o BAI Directo são as mais referidas.

Redacção: ola@targeting.ao

Compartilhe este artigo

Publicidade

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *