O sector global de entretenimento e media deverá alcançar receitas de 3,5 mil milhões de dólares até 2029, segundo o mais recente relatório Global Entertainment & Media Outlook 2025–2029, da consultora PwC. Em 2024, o mercado global atingiu os 3 mil milhões de dólares, e deverá crescer a uma taxa média anual de 3,7% nos próximos cinco anos.
A análise aponta para uma mudança estrutural no modelo de crescimento do sector, com a publicidade a destacar-se como principal motor da expansão, numa fase em que os serviços pagos e por subscrição revelam sinais de saturação, sobretudo nos mercados mais desenvolvidos.
“Ao mesmo tempo que o sector de E&M continua a ser afectado por incertezas económicas e pela maior contenção dos gastos por parte dos consumidores, a publicidade está a afirmar-se como a principal fonte de receitas à escala global”, salientou Bart Spiegel, líder global de entretenimento e media da PwC.
Publicidade lidera a expansão, com forte aposta nos canais digitais
Entre as três grandes categorias analisadas, conectividade, publicidade e consumo, é a publicidade que regista o crescimento mais acelerado, com uma taxa média anual de 6,1%, superando largamente o consumo (2%).
Os formatos com maior dinamismo incluem a publicidade no retalho, vídeo online e redes sociais, todos com crescimentos anuais superiores a 15%, e a televisão conectada, com 14%. Em 2024, os canais digitais representaram já 72% da receita publicitária global, sendo que a previsão é de que esse valor aumente para 80% até 2029.
Um dos destaques do relatório é o crescimento da publicidade na televisão conectada, que saltou de 5,9% da receita televisiva tradicional em 2020 para 22% em 2024. Até 2029, deverá atingir os 51 mil milhões de dólares, representando 45% do total da publicidade televisiva convencional.
Inteligência artificial acelera personalização e produção de conteúdos
A PwC destaca ainda o papel transformador da inteligência artificial (IA), que está a alterar os modelos de distribuição, a democratizar a produção de conteúdos e a personalizar a experiência dos consumidores, sobretudo em canais digitais e plataformas móveis. “A IA permite criar experiências de conteúdo altamente segmentadas e reduz as barreiras à entrada”, reforça a consultora.
Conectividade mantém a liderança, embora com crescimento mais moderado
Apesar da expansão significativa da publicidade, a conectividade continua a ser a maior categoria do sector, com previsão de atingir os 1,3 biliões de dólares em 2029, sustentada pelas receitas dos serviços de internet móvel. No entanto, com uma taxa de crescimento anual mais moderada (2,8%), a distância entre conectividade e publicidade deverá encurtar.
Consumo presencial continua a ser preferido
Embora o tempo dedicado ao digital continue a aumentar, os consumidores ainda canalizam a maior parte dos seus gastos para experiências presenciais, como eventos ao vivo, concertos e sessões de cinema. Em 2024, 61% da receita do consumo foi gerada por formatos não digitais.
A bilheteira mundial deverá crescer dos actuais 33 mil milhões para 41,5 mil milhões de dólares até 2029, mesmo com a perda de quota dos cinco maiores estúdios norte-americanos, cuja participação caiu de mais de 60% antes da pandemia para 51% em 2024, revelando um maior apreço pelas produções locais.
Videojogos superam cinema e música juntos
O segmento dos videojogos consolida a sua posição de destaque, com uma receita global de 224 mil milhões de dólares em 2024, e projecções de atingir quase 300 mil milhões até 2029, com uma taxa anual de crescimento de 5,7%. O valor supera, por si só, os mercados do cinema e da música combinados.
Mercados emergentes impulsionam o crescimento
Excluindo as receitas provenientes da conectividade, os Estados Unidos permanecem na liderança do sector, com uma taxa de crescimento projectada de 3,8% ao ano até 2029. A China surge em segundo lugar, com destaque para o segmento da publicidade digital, que cresce a um ritmo de 8,9%.
A Índia e a Indonésia registam os maiores ritmos de crescimento a nível mundial, com taxas anuais superiores a 7,5%. No caso da Índia, esse avanço é impulsionado pelo crescimento da publicidade digital, alavancado pela disseminação da conectividade 5G e pela popularidade dos vídeos de curta duração.
Redacção: ola@targeting.ao