O Duolingo, plataforma popular de aprendizagem de idiomas, gerou alvoroço ao anunciar, de forma inusitada, a “morte” da sua mascote, Duo, conhecida oficialmente como The Duolingo Owl. O comunicado, partilhado nas redes sociais na terça-feira (11), parece integrar uma campanha de marketing que mistura humor e nostalgia, instigando utilizadores a questionar o futuro da marca.
Num tom descontraído, a publicação referiu que “após uma longa jornada de aprendizagem e crescimento, Duo partiu, deixando uma marca indestrutível no coração de todos que acompanharam a sua trajectória”. A mensagem, repleta de ironia, pedia aos seguidores que “evitassem enumerar nos comentários os motivos pelos quais odiavam Duo”. Aproveitando o momento, a empresa brincou com o seu modelo de subscrição paga, ao sugerir que os fãs inserissem os dados dos seus cartões de crédito para serem “automaticamente inscritos” no plano Duolingo Max, “em memória de Duo”.
Apesar do anúncio, ainda não está claro se a “morte” de Duo representa uma mudança na identidade visual da marca ou a introdução de um novo personagem. O que é certo é que a mascote deixou um legado marcante e continuará a viver na memória dos utilizadores – sobretudo daqueles que ainda têm lições por terminar.
Criada em 2011, no lançamento da aplicação, Duo tornou-se uma das mascotes mais icónicas do mundo digital. A sua personalidade persistente e até “ameaçadora” – sempre a lembrar os utilizadores de completarem as suas lições – gerou uma série de memes e consolidou a sua presença na cultura pop.
Redacção: ola@targeting.ao