Os clubes espanhóis Real Madrid e FC Barcelona ocupam as duas primeiras posições no ranking global das marcas de clubes de futebol mais valiosas, aponta o estudo anual da Brand Finance, sendo, portanto, a primeira vez, desde 2021, que duas equipas da La Liga lideram a lista.
O Real Madrid mantém a liderança com um valor de marca estimado em € 1,9 mil milhões, mais 14% face ao ano anterior, sustentado por receitas recorde em duas épocas consecutivas. O crescimento foi registado apesar de o clube ter terminado a temporada 2024/25 sem conquistar títulos.
O FC Barcelona subiu para o segundo lugar, com um aumento de 11% para € 1,7 mil milhões, impulsionado pela conquista da Supertaça, da Taça do Rei e da La Liga. A recuperação financeira e o regresso ao renovado Camp Nou, previsto para 2025/26, reforçam as perspetivas de crescimento da marca.
O Manchester City caiu para a terceira posição, com € 1,4 mil milhões (-11%), após uma temporada aquém das expectativas. Apesar disso, mantém uma forte perceção internacional, superior à doméstica, refletindo o sucesso da estratégia de expansão global da marca.
O Liverpool ocupa o quarto lugar, com € 1,4 mil milhões (+2%), beneficiando da conquista da Premier League 2024/25. O Paris Saint-Germain (PSG) entra no top 5 com € 1,4 mil milhões (+13%), resultado de uma histórica tríplice coroa que incluiu o primeiro título da Liga dos Campeões.
O Bayern de Munique, na sexta posição, mantém-se como a marca mais valiosa da Alemanha (€ 1,3 mil milhões, +1%), enquanto o restante top 10 é completado por quatro clubes ingleses: Manchester United (€ 1,2 mil milhões, -11%), Arsenal (€ 1,2 mil milhões, +21%), Chelsea (€ 961 milhões, +15%) e Tottenham Hotspur (€ 798 milhões, -8%).
Entre as principais ligas, a Premier League é a mais valiosa comercialmente, com os seus dez clubes no ranking a totalizarem € 8,2 mil milhões, 37% do valor combinado das 50 maiores marcas do mundo. A distribuição desse valor entre seis clubes de topo (Manchester City, Liverpool, Manchester United, Arsenal, Chelsea e Tottenham) contrasta com a concentração verificada noutras ligas.
Na La Liga, Real Madrid e Barcelona representam 70% do valor total de € 5,2 mil milhões da liga espanhola. Na Bundesliga, o Bayern de Munique vale o dobro do Borussia Dortmund, seu rival mais próximo. Já na Ligue 1, o PSG tem um valor de marca (€ 1,4 mil milhões) mais de sete vezes superior ao do segundo colocado francês, o Olympique de Marseille (€ 197 milhões).
Redacção: ola@targeting.ao