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O ranking das 100 marcas mais valiosas de 2024

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Por Targeting
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O relatório “Best Global Brands 2024”, elaborado pela consultora Interbrand, indica que a Apple mantém a liderança no ranking das marcas mais valiosas do mundo, apesar de ter registado uma perda de valor pela primeira vez em 20 anos. O valor da marca reduziu-se de 502,7 mil milhões de dólares em 2023 para 488,9 mil milhões de dólares neste ano, representando uma diminuição de 3%. No segundo e terceiro lugar aparecem a Microsoft e a Amazon, respectivamente. O top 5 é completado pelo Google e pela Samsung.

Desde a sua primeira edição, o valor total das marcas incluídas no relatório aumentou de quase 1 bilião de dólares em 2000 para 3,4 biliões de dólares em 2024. Ao longo de 25 anos, a análise da Interbrand demonstrou que, embora o marketing orientado para resultados possa proporcionar ganhos financeiros a curto prazo, a ausência de investimento estratégico em branding pode acarretar perdas significativas de valor, estimadas em aproximadamente 3,5 biliões de dólares.

Um exemplo de forte investimento em branding é a Apple. Apesar da queda no valor da marca, as acções da empresa registaram um aumento de 20% em relação ao ano anterior, com previsão de crescimento no valor da empresa, segundo a Interbrand, na próxima edição do relatório, em 2025.

A Interbrand explica que, ao contrário de outras empresas que se apressaram a adoptar a Inteligência Artificial, a Apple optou por alinhar os seus lançamentos com os seus valores de privacidade. A marca priorizou a confiança a longo prazo em detrimento dos benefícios imediatos, destaca a fonte.

As 25 marcas mais valiosas de 2024

Outras marcas também se destacaram neste ano, com a Ferrari, na 62ª posição, e o YouTube, na 24ª, a registarem os maiores aumentos de valor. A lista conta ainda com a entrada de marcas como Nvidia (36), Pandora (91), Range Rover (96) e Jordan (99) pela primeira vez. Além disso, a Uber (78) e a LG (97) retornam ao ranking, enquanto marcas espanholas como a Zara (42) e o Santander (76) superaram a média do ranking.

O sector automóvel é um dos grandes protagonistas do ranking, com 14 marcas no Top 100. Toyota (6), Mercedes-Benz (8) e BMW (10) partilham as primeiras dez posições. Marcas como Kia (86), Hyundai (30) e Toyota (6) registaram um crescimento significativo, mas nem todas as marcas do sector tiveram um desempenho positivo; a Tesla (12) registou uma queda de 9%.

As marcas de luxo também mostraram um crescimento, com um aumento de 7% em relação ao ano anterior. A Ferrari destacou-se como a marca com maior valorização, apresentando um crescimento de 21%. A Louis Vuitton subiu três posições, passando do 14º para o 11º lugar, enquanto Hermès (22) e Prada (83) também valorizaram, com aumentos de 15% e 14%, respectivamente.

Redacção: ola@targeting.ao

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