A Interbrand disponibilizou recentemente o Best Global Brands, ranking que destaca anualmente as 100 marcas mais valiosas do mundo. Na edição de 2023, Apple, Microsoft e Amazon ocupam respectivamente as três primeiras posições.
O segmento de tecnologia continua a dominar o topo da lista das marcas mais valiosas do mundo, ocupando as cinco primeiras posições, onde a Apple figura no primeiro lugar pela décima primeira vez consecutiva. A empresa de tecnologia teve a sua marca avaliada em USD 502,6 bilhões, valor 4% superior ao do ranking do ano passado.
Embora a Apple, Microsoft, Amazon, Google e Samsung mantiveram-se na mesma posição em relação a 2022, entre essas cinco líderes, o maior crescimento de valor de marca foi registado pela Microsoft, cuja avaliação alcançou USD 316,6 bilhões (14% a mais do que em 2022). O top 10 do ranking é completado por Toyota, Mercedes-Benz, Coca-Cola, Nike e BMW.
De salientar que o estudo da Interbrand aponta que várias das 100 principais marcas globais estão a enfrentar um período de estagnação. De modo geral, as 100 melhores marcas do mundo apresentaram uma desaceleração no crescimento do valor de marca na comparação com o ranking de 2022. Enquanto que no ano passado as empresas listadas tiveram 16% de crescimento em comparação com 2021, neste ano houve um aumento de 5,7%. A soma de todas as empresas que figuram no ranking alcançou o montante de USD 3,3 trilhões neste ano, em comparação com USD 3,1 trilhões se 2022.
“Depois de alguns anos de forte crescimento de marca, entramos num período de estagnação, com a tabela deste ano a mostrar um crescimento moderado no valor global da marca. Empresas que testemunharam um aumento, incluindo Airbnb (#46), Lego (#59) e Nike (#9), transcenderam as normas estabelecidas nas suas categorias e desempenham um papel mais significativo na sociedade e na vida do consumidor”, destaca Gonzalo Brujó, CEO global da Interbrand.
A Interbrand atribui a desaceleração à factores como a falta de mentalidade de crescimento, liderança de marca mais fraca e previsões ruins. Tal cenário sinaliza uma tendência de longo prazo, em que marcas que operam exclusivamente em um sector, adoptando uma abordagem incremental, experimentaram um crescimento mais lento no valor da marca.
Apesar de ter entrado no ranking apenas no ano passado, saída da 54ª posição do ano passado para 46ª posição do ranking deste ano, o Airbnb foi destacada como a marca que apresenta maior crescimento de valor de um ano para outro. Teve a sua marca avaliada em USD 16,3 bilhões, um crescimento de 21,8% na comparação com o ranking de 2022.
Já o valor das marcas automotivas aumentou 9% em 2023, com a BMW (#10) entrando no top 10 pela primeira vez. Porsche (#47), Hyundai (#32) e Ferrari (#70) alcançaram todos uma taxa de crescimento de dois dígitos e foram responsáveis por três das cinco marcas que mais cresceram. A Tesla manteve a sua posição na tabela este ano (#12), mas a sua taxa de crescimento foi a mais lenta entre as marcas automotivas, com o valor da marca aumentando 4,0% em comparação com a BMW e a Mercedes que cresceram 10,4% e 9,5%, respectivamente.
Redacção: ola@targeting.ao
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