A OpenAI introduziu uma nova funcionalidade no ChatGPT que permite aos utilizadores pesquisar, comparar preços e obter recomendações de produtos directamente dentro da conversa com a sua ferramenta de Inteligência Artificial com a proposta de tornar a experiência de compras online mais simples e personalizada.
A funcionalidade está disponível para utilizadores de todas as versões do ChatGPT (gratuita, Plus e Pro) e já está acessível em mercados onde a plataforma tem presença. Através dessa actualização, os utilizadores podem agora procurar produtos em várias categorias, como moda, beleza, artigos para o lar e electrónica, sem precisar sair da conversa.
Ao pesquisar produtos, o ChatGPT apresenta uma comparação de preços, imagens e avaliações de outros consumidores, de modo a facilitar a escolha dos itens desejados. A ferramenta também oferece a possibilidade de aceder a links que redireccionam para as páginas dos comerciantes, simplificando o processo de compra. A funcionalidade é ainda personalizada, ajustando-se às preferências e histórico de compras de cada utilizador.
Além disso, a novidade inclui a integração com o WhatsApp, permitindo com que as pessoas acedam a estas funções directamente a partir da aplicação de mensagens. Essa integração pretende ampliar o alcance da funcionalidade, ao tornar ainda mais acessível para quem prefere interagir com assistentes virtuais via mensageiro.
We're excited to announce we’ve launched several improvements to ChatGPT search, and today we’re starting to roll out a better shopping experience.
— OpenAI (@OpenAI) April 28, 2025
Pesquisar has become one of our most popular & fastest growing features, with over 1 billion web searches just in the past week 🧵
Redacção: ola@targeting.ao