A OpenAI, empresa por trás do ChatGPT, está em negociações com a Amazon para levantar pelo menos 10 mil milhões de dólares de investimento. A Plataforma de inteligência artificial procura ampliar capacidade computacional e fortalecer actuação global.
As conversações, ainda em fase inicial e descritas como “muito fluídas”, poderiam valorizar a OpenAI em mais de 500 mil milhões de dólares e envolver a utilização dos chips de inteligência artificial da Amazon, conhecidos como Trainium, em substituição parcial aos processadores actualmente utilizados.
De acordo com a Reuters, o possível investimento surge num contexto em que a OpenAI procura expandir a sua capacidade computacional para sustentar o rápido crescimento dos seus modelos de IA e preparar o terreno para uma possível oferta pública inicial (IPO) que, segundo relatórios anteriores, poderia avaliar a empresa em até 1 trilhão de dólares.
As negociações acontecem depois de, em novembro, a OpenAI ter assinado um acordo de 38 mil milhões de dólares com a unidade de serviços em nuvem da Amazon, a AWS, para utilização de infraestrutura de computação de última geração, contrato que reforçou o relacionamento entre as duas empresas.
O modelo de captação de recursos da OpenAI também foi alterado em 2025, quando a empresa concluiu a sua transição de uma organização sem fins lucrativos para uma corporação de benefício público, permitindo-lhe levantar capital de forma mais flexível e diversificar parcerias para além da participação da Microsoft, que detém cerca de 27 % da empresa.
Redacção: ola@targeting.ao





