A Apple enfrentou uma queda nas vendas do iPhone 16 devido a expectativas não cumpridas em torno da sua nova tecnologia de IA e à falta de mudanças significativas no hardware dos novos modelos. As vendas dos modelos 16 Pro e 16 Pro Max foram particularmente afectadas, enquanto os modelos básicos conseguiram manter números mais estáveis.
A empresa registou uma queda de 12% nas vendas de iPhones em relação a anos anteriores, com um total de 37 milhões de unidades vendidas. A falta de funcionalidades completas e a confusão em torno da IA podem ter desmotivado os consumidores a adquirirem os modelos mais caros, os iPhones Pro. Em contraste, os modelos básicos, como o iPhone 16 e o iPhone 16 Plus, estão a ter um desempenho melhor, oferecendo especificações avançadas a um preço inferior.
A empresa apostou na Inteligência Artificial (IA) para promover a nova linha, descrevendo-a como “construída do zero para o Apple Intelligence”, o software de IA. Contudo, houve um lançamento tardio do Apple Intelligence, o que significa que as novas funcionalidades de IA ainda não estão completamente disponíveis.
A tecnologia Apple Intelligence foi anunciada em Junho e amplamente promovida, mas as expectativas em torno das suas capacidades ainda não se concretizaram, o que pode ter frustrado os consumidores. Segundo especialistas, a Apple apresentou o iPhone 16 como totalmente compatível com o novo software, mas o dispositivo ainda não proporciona uma experiência completa com o Apple Intelligence.
A Apple espera reverter este cenário com a primeira actualização do Apple Intelligence, que está prevista para ser lançada em breve. No entanto, algumas funcionalidades importantes, como o suporte ao ChatGPT, só estarão disponíveis no final do ano, sendo o lançamento completo do software esperado para março de 2025.
Nesse sentido, a empresa planeia ainda lançar um novo modelo de baixo custo, o iPhone SE, em 2025, com design e funcionalidades semelhantes aos modelos mais avançados, como o chipset A18 e capacidade para o Apple Intelligence.
Redacção: ola@targeting.ao