A Air France inicia os seus voos a 30 de Novembro e a Lufthansa começa a operar a 2 de Dezembro, elevando para cinco o número de transportadoras que já transferiram actividades para a nova infra-estrutura.
As operadoras europeias, incluindo a TAP, juntam-se à TAAG e à Emirates, que foram as primeiras a avançar para o AIAAN. A partir de Janeiro, o número poderá aumentar, tendo em conta que outras transportadoras de referência, como a Ethiopian Airlines e a South African Airways, já manifestaram interesse em concluir a migração das suas operações, ainda baseadas no Aeroporto 4 de Fevereiro.
De acordo com a direcção da Operational Consulting, entidade responsável pela activação e certificação dos terminais de carga e passageiros, a transferência da Air France está confirmada após cumpridas todas as exigências técnicas e operacionais. A decisão resulta de vários encontros de alinhamento e de uma reunião realizada recentemente com a administração do novo aeroporto, destinada aos acertos finais.
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A mesma fonte assegura que o AIAAN reúne condições para operar de forma sustentável e com padrões de segurança adequados, sublinhando que os esforços continuam concentrados na optimização de processos e no acolhimento de todas as companhias até ao final de Dezembro.
No que diz respeito à experiência do passageiro, a gestão do aeroporto está a trabalhar para reduzir o tempo de entrega de bagagem. A demora registada em algumas rotas deve-se às inspecções obrigatórias, incluindo verificações por raio X e fiscalização da Agência Geral Tributária (AGT), procedimentos que ainda estão a ser ajustados ao novo fluxo operacional.
A Operational Consulting adiantou ainda que as companhias deverão pronunciar-se brevemente para actualizar detalhes sobre as respectivas transferências, nomeadamente as datas definitivas de movimentação para o AIAAN.
Redacção: ola@targeting.ao




