A valorização da produção nacional e o apoio aos empresários que impulsionam a diversificação da economia angolana são os pilares centrais desta iniciativa, conforme destacado pelo banco no seu comunicado.
O selo “Feito em Angola” é uma iniciativa governamental que reconhece produtos e serviços com elevado valor acrescentado nacional (VAN), tendo por base critérios de qualidade testados e reconhecidos. Em conformidade com esta iniciativa, o Banco BNI formalizou a sua adesão, assumindo este selo como uma ferramenta estratégica para incentivar a produção nacional e promover a competitividade do sector privado angolano.
O rótulo atribuído pelo Ministério da Economia e Planeamento (MEP), no âmbito das estratégias do Executivo para estimular a produção nacional e reduzir as importações, é visto pela Administração do BNI como um alinhamento com os esforços do país para fortalecer o sector privado, promovendo um ambiente económico mais dinâmico e sustentável.
Esta iniciativa, que já abrange mais de 303 empresas, de acordo com o relatório de 2024 do MEP, tem os sectores da indústria transformadora com maior número de selos emitidos com 70% do registo a nível nacional. Destacam-se ainda os sectores da agricultura, das pescas, bem como no domínio da economia digital, como empreendedorismo em startups.
No sector bancário, o Banco BNI deve assumir um papel relevante, sublinhando o seu compromisso em “apoiar iniciativas que impulsionem a economia local e beneficiem a sociedade como um todo”. A administração do banco acrescenta que “continuará a colaborar com todas as entidades para promover práticas que gerem um impacto positivo e duradouro na economia nacional, fomentem o aumento da produção e valorizem os empresários angolanos”.
Recorde-se que podem aderir ao selo “Feito em Angola” as empresas angolanas certificadas pelo INAPEM, desde que cumpram com os critérios de classificação da actividade económica e desenvolvam actividades cuja produção incorpore, pelo menos, 30% de valor acrescentado nacional, em termos de utilização de matéria-prima.
Redacção: ola@targeting.ao