Em noite memorável no Centro de Convenções de Talatona, a 4ª edição dos Prémios Tigra Nova Garra premiou oito jovens angolanos que brilham com garra, inovação e talento em áreas como Meio Ambiente, Saúde, Educação, Música, Artes, Ciência & Tecnologia, Desporto e um prémio especial “Eu Sou Fera”.
A cerimónia, realizada no dia 1 de junho de 2024, reafirmou o papel fundamental da juventude no desenvolvimento sustentável de Angola. Conheça os vencedores e seus projectos de alto impacto:
Meio Ambiente e Serviço Público: Edgar Faxa, Engenheiro Agrónomo e Especialista Ambiental e Social do PDAC (Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial), que já formou e capacitou mais de 1500 jovens em quatro anos.
Saúde: Délcio Arsénio, estudante de Odontologia e fundador do projecto Identidade, que oferece tratamento odontológico gratuito para comunidades carentes. O projecto já realizou mais de quinze mil consultas gratuitas, doou mais de três mil kits de higiene oral e cerca de dois mil tratamentos dentários gratuitos.
Educação: Adilson Gonçalves, professor de Língua Portuguesa e membro da Biblioteca Contr’Ignorância, que em 3 anos beneficiou mais de 1.200 pessoas com aulas, oficinas, conto de estórias, clubes de leitura, mesas redondas, palestras e debates.
Música: Angelina Canguenha, líder do grupo Angie & Banda, que se destaca no Jazz, especialmente em performances na cidade do Lubango, interpretando clássicos de artistas como Ella Fitzgerald e Sarah Vaughan, além de composições afro-jazz de artistas angolanos.
Artes: Gegé M’bakudi, artista plástico que se expandiu para o universo audiovisual e já exibiu seu trabalho em exposições e eventos culturais. Em 2020, ganhou destaque no concurso “Plasticamente Arte”.
Ciência & Tecnologia & Mundo Digital: Paciência Muienga, Engenheiro Informático que desenvolveu o SIDT (Sistema Inteligente de Detecção de Tuberculose), que oferece soluções inovadoras como automatização e precisão, acesso ampliado e equidade, redução da carga de trabalho e identificação de sinais de tuberculose em estágios iniciais para um tratamento mais rápido e eficaz.
Desporto: Sina Teresa, professora de Educação Física e líder do projecto FISIOFITNESS, campeã nacional de fisiculturismo.
Além dos prémios em dinheiro, os vencedores participarão do bootcamp Tigra Cubs, uma imersão multidisciplinar de 2 dias para desenvolver o pensamento crítico e propor soluções inovadoras para problemas reais. O prémio “Eu Sou Fera”, no valor de 500 mil kwanzas, foi entregue a Erik Barros, campeão mundial e africano de jiu-jitsu em 2023.
A escolha dos vencedores foi feita pelo público (50%) e pelo júri (50%), composto por personalidades como Kâmia Madeira, Ludmila Rangel, Iliandra Baptista, Mehak Vieira, Walter Lobão, Mauro Sérgio e Tri Chu (Hélio Santos).
“É com muita emoção e orgulho que assistimos a esta demonstração de talento, garra, determinação e força de vontade de jovens angolanos excepcionais”, comentou Tânia Jardim, Administradora de Marketing da Refriango. “A juventude tem uma forma única de interpretar o que a rodeia, e esse pensamento disruptivo é o que transforma o mundo”, concluiu.
Os Prémios Tigra Nova Garra foram criados em 2021 para premiar e elevar os jovens talentos nacionais que marcam a diferença em áreas essenciais para o desenvolvimento do país. A exibição da Gala na íntegra estará disponível na TPA no dia 5 de junho, quarta-feira, e no mesmo canal no dia 8 de junho, sábado.
Redacção: ola@targeting.ao
Experimente o Dark Mode. Clique no botão do canto superior direito, junto à barra de pesquisa.