A Google anunciou recentemente uma nova solução de curadoria para o Google Ad Manager, uma estratégia para diversificar e expandir o inventário publicitário disponível para marcas e agências, integrada numa das suas principais plataformas de anúncios programáticos.
Esta solução representa a primeira oferta de curadoria da Google neste segmento, introduzida em resposta a uma procura crescente por métodos mais sofisticados de segmentação na publicidade digital, conforme assinalado pela empresa. A direcção de produtos do Google Ad Manager sublinhou que o novo serviço responde directamente às necessidades dos anunciantes que buscam formas mais precisas e eficientes de atingir o público-alvo.
Com esta implementação, as plataformas de fornecimento como os editores e parceiros poderão disponibilizar pacotes de inventário publicitário em diversos canais, incluindo sites, aplicações móveis e televisão conectada (TV conectada). Os curadores ficam responsáveis pela selecção de inventários de qualidade, disponibilizando-os aos anunciantes para facilitar a execução de campanhas digitais em larga escala e optimizar a eficiência no alcance das audiências.
Embora muitos editores explorem a curadoria como forma de rentabilizar de forma mais eficiente os seus espaços publicitários, a questão do custo-benefício ainda está em debate, com algumas empresas a ponderarem os impactos financeiros em comparação com outras fontes de receita publicitária. A Google esclareceu que, através do Google Ad Manager, os editores terão autonomia para decidir sobre a adesão a este serviço e a escolha dos seus parceiros de curadoria, sublinhando que não serão cobradas taxas adicionais às agências de publicidade pela utilização desta funcionalidade.
Normalmente, os fornecedores de dados aplicam taxas pelos seus serviços de curadoria; Contudo, a Google compromete-se a simplificar o pagamento destas taxas ao intermediar as transações entre agências e fornecedores. Com esta iniciativa, a empresa visa tornar o processo de segmentação de audiência mais ágil e agregar valor ao ecossistema publicitário. Desta forma, o Google pretende consolidar o Google Ad Manager como uma plataforma robusta e eficiente para a gestão de campanhas publicitárias num contexto de crescente complexidade e inovação tecnológica.
Redacção: ola@targeting.ao