A Pantone anunciou que a cor escolhida para 2026 é o “Cloud Dancer”, um branco suave e arejado, classificado como PANTONE 11‑4201.
Segundo a Pantone, o Cloud Dancer simboliza “calma, clareza e criatividade”, sendo descrito como “um sussurro de calma num mundo barulhento”, o que traduz o desejo global por simplicidade, equilíbrio e espaços para reflexão.
Além disso, para a directora executiva do Pantone Color Institute, trata-se de um “branco elevado, cuja presença arejada oferece uma promessa de clareza”. A cor surge como uma “tela em branco”, permitindo, assim, espaço para novas ideias, criatividade e liberdade estética.
A Pantone salienta que o tom será tendência em áreas como moda, design de interiores, arquitectura, comunicação visual e embalagens, e por ser neutro e versátil, o Cloud Dancer funciona como base ideal para composições subtis ou para destacar cores vibrantes em contraste.
De forma geral, espera-se que a escolha inspire ambientes de serenidade, suavidade e bem-estar, reflectindo, desta forma, uma preferência crescente por estética minimalista e consciente.
A selecção de Cloud Dancer representa a primeira vez que a Pantone opta por um tom de branco desde o início da sua série anual em 1999, coincidindo, segundo o instituto, com um contexto em que indivíduos e espaços procuram desacelerar, mitigando a sobrecarga de estímulos visuais, digitais e urbanos, ao mesmo tempo que valorizam a promoção de sensações de tranquilidade, introspecção e clareza perceptiva.
Redacção: ola@targeting.ao





