A delegação angolana é composta por cinco mulheres que se encontram, desde o dia 23 até 25 de Abril, a representar o país na Women in Tech Global Summit 2025, que decorre em Osaka, no Japão, com o apoio da TIS, adiantou a empresa em comunicado.
Trata-se de Jaqueline Ngulo, Lucilene Fortes, Marilda Sungu, Yara Pimentel e Sandra Catraio — profissionais já inseridas no sector, com experiência nas áreas de sistemas de informação, virtualização, análise de dados e liderança tecnológica. Estão igualmente ligadas a iniciativas que promovem a participação da mulher nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Angola. Representam o seu país neste evento internacional, dedicado à valorização da presença feminina nos sectores da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM).
No comunicado enviado ao TARGETING, sem avançar com mais detalhes, a TIS refere que o apoio concedido visa contribuir para a projecção do talento feminino angolano em fóruns internacionais e cooperar para a discussão sobre a inclusão das mulheres no sector tecnológico. Afirma ainda que esta acção constitui uma forma de reforçar o impacto da diversidade de género na inovação e na competitividade, já que, segundo a empresa, esta presença pode servir de inspiração para outras jovens mulheres em Angola.
“A diversidade de perspectivas impulsiona soluções mais robustas e adequadas aos desafios contemporâneos”. Explica Yara Mupei, responsável de RH da TIS, “a performance e a inovação das empresas são impactadas com maior diversidade de género nos seus quadros”.
Recorde-se que, ainda dentro deste movimento, em Março de 2025, a TIS firmou uma parceria com a Comunidade Feminina de Tecnologia e Informação de Angola (CFTIA). Para além de estimular a inclusão de mulheres no sector tecnológico, a iniciativa propôs-se capacitar jovens profissionais da área, através de formação especializada, estágios curriculares e apoio a eventos que promovem o talento feminino no mercado tecnológico.
A Women in Tech Global Summit, na sua quarta edição, reúne cerca de 650 delegados de 60 países e decorre este ano sob o tema Designing Future Society of Our Lives. Estão previstas intervenções de 80 oradores internacionais, com foco em temas como inteligência artificial, blockchain, cibersegurança e tecnologias sustentáveis. Durante o evento será também apresentado o Protocolo de Osaka, um documento orientador sobre equidade de género em contextos digitais inovadores e sustentáveis.
Redacção: ola@targeting.ao