A redução na oferta de conteúdos voltados para o público infanto-juvenil na televisão angolana criou um vazio que necessitava ser preenchido. Ciente da importância da educação e do entretenimento no desenvolvimento das crianças, o canal Zap Viva assumiu a missão de resgatar o legado e de fortalecer este segmento na sua programação, que nos últimos anos vem recebendo mais conteúdos dedicados às crianças e adolescentes.
Por entender que a educação das novas gerações é da responsabilidade de todos, não apenas dos encarregados de educação, e uma vez que a televisão é um importante veículo na união das famílias através do entretenimento, o canal procura disponibilizar na sua grelha de programação conteúdos diversos, desde concursos de talento, passando pelos programas temáticos, programas para a juventude, entre outros.
O Zap Viva destaca-se como uma referência no entretenimento infantil em Angola com uma estratégia clara e direccionada: apostou na criação de personagens infantis referenciais nos programas de produção nacional, como o Kimbito e a Vicky. Em breve, a Flor e o Faísca – novas propostas para a audiência infantil – irão conquistar o coração das crianças angolanas. Estas personagens influenciadoras têm a responsabilidade de entreter e orientar os mais pequenos com exemplos positivos. Esta iniciativa tem-se revelado eficaz desde a criação do programa Clube Z.
Parceria Exclusiva com Luccas Neto
A ZAP, como distribuidora de televisão, impulsionou a presença dos conteúdos infantis dentro da sua plataforma. Um desses exemplos é a aposta em conteúdos internacionais de grande sucesso em parceria com a Luccas Toon, detentora dos conteúdos do influenciador Luccas Neto, um dos maiores nomes do entretenimento infanto-juvenil da internet entre os países de expressão portuguesa, com mais de 40 milhões de inscritos no YouTube.
Esta parceria consiste na exibição dos episódios do Luccas Neto na programação do ZAP Viva em dois momentos do dia: às 09h00 e às 18h00, além das maratonas de fim de semana. Os conteúdos Luccas Neto possuem uma abordagem universal, alinhando-se perfeitamente às realidades das crianças angolanas, combinando entretenimento com uma forte componente pedagógica.
No Zap Viva, aos sábados e domingos, das 07h00 às 15h00, a programação é inteiramente dedicada ao público infanto-juvenil, incluindo séries internacionais de animação em português, o programa Clube Z, uma novela infanto-juvenil e a Maratona Luccas Neto. Além disso, são também promovidos momentos de interacção com crianças nos programas diários. “Estamos certos de que uma boa parte das crianças angolanas ainda não possui acesso à internet: por isso, decidimos trazer estes conteúdos para a televisão, que é um meio abrangente e amplamente massificado entre os angolanos”, faz saber a empresa.
A parceria entre a ZAP e Luccas Toon é transversal à linha de merchandising própria do criador de conteúdos brasileiro, com conteúdos inéditos que têm levado magia aos mais novos, cujos direitos para Angola e Moçambique são exclusivos da ZAP. Ainda este ano, Angola será palco do Grande Show Luccas Neto, um musical cheio de efeitos especiais que promete proporcionar diversão e emoção a toda família. Durante o Show, o Luccas demonstrará, de forma didática e afectiva, a importância da união, do amor e da amizade, bem como o cuidado com a saúde e o respeito ao próximo. Estas acções reforçam o posicionamento da companhia enquanto instituição que disponibiliza conteúdos dedicados às crianças, não apenas em televisão, mas em outros ambientes como cinemas e eventos de proximidade com o público.
“Actualmente, o Espaço Luccas Neto, além dos momentos lúdicos, oferece conteúdos de sensibilização cívica e educativa. Por isso, frequentemente incentivamos os pais a juntarem-se aos seus filhos em cada episódio, aprendendo com as histórias e ensinamentos e se divertindo com as brincadeiras”.
No fundo, desde a sua génese, a ZAP entendeu que enquanto meio de comunicação de massas, tem o compromisso de criar conteúdos construtivos para o público infanto-juvenil, estabelecendo uma relação de confiança e influência positiva com as crianças. Para tal, empenhou-se em posicionar-se como um canal que contribui para um crescimento harmonioso da sociedade, promovendo boas condutas sociais e o amor pelo país. “Além disso, procuramos que, através da televisão, as crianças estejam familiarizadas com as tendências da modernização global a partir de conteúdos ajustados às suas idades”, refere a empresa.
A aposta da distribuidora no resgate e fortalecimento destes conteúdos em Angola representa um compromisso contínuo com o entretenimento infanto-juvenil. À título de exemplo, a presença assídua do Panda e Os Caricas representa um dos pontos altos no investimento a todos os níveis que a ZAP tem feito de forma significativa para que os conteúdos infantis estejam disponíveis com regularidade e em vários formatos. Há da sua parte a preocupação em criar momentos presenciais dentro dos quais as crianças possam ter contacto directo com as suas figuras favoritas da televisão. Afinal de contas, se os adultos têm a oportunidade de ir a espetáculos diversos dos seus artistas favoritos, por que é que as crianças também não podem fazê-lo?
“Ao responder ao desafio de continuar a disponibilizar conteúdos voltados para as crianças com uma programação diversificada e de alta qualidade, não só preenchemos um vazio significativo, como também contribuímos para a formação de uma geração de angolanos conscientes e bem-educados”, considera a empresa.