Publicidade

Mastercard transfere conta global de media para WPP

Targeting
Por Targeting
3 minutos de leitura
Tamanho da Fonte

A Mastercard decidiu transferir a sua conta global de estratégia, compras e planeamento de media, que esteve sob gestão da Carat nos últimos dez anos, para a WPP Media. A mudança decorre de uma concorrência internacional que envolveu a gestão da marca em mais de 170 mercados, segundo revelou a Adweek.

Com esta decisão, a WPP Media passa a controlar a conta global de media da Mastercard, bem como a gestão das suas comunidades digitais através da subsidiária Ogilvy. Já a McCann, pertencente ao grupo IPG, continuará responsável pela vertente criativa da instituição financeira.

O processo de licitação foi conduzido pela consultora R3, embora a Mastercard não tenha adiantado pormenores adicionais sobre a avaliação que levou à escolha da WPP.

A conquista da conta global da Mastercard representa um marco estratégico para a WPP Media, especialmente após perdas recentes de clientes de grande dimensão como a Coca-Cola e a Mars. A mudança ocorre também num período de transição para o grupo, após a saída de Mark Read da liderança e a nomeação de Cindy Rose como nova CEO.

A WPP Media, anteriormente conhecida como GroupM, passou recentemente por um processo de rebranding, que visa aprofundar a integração entre as suas agências e reforçar o acesso centralizado a tecnologia e dados. Em Abril, a empresa encerrou a gestão da conta de media do PayPal para evitar potenciais conflitos de interesse, uma medida interpretada como preparação para assegurar a entrada da Mastercard.

Num comentário à Adweek, Cindy Rose afirmou que “a Mastercard é uma das marcas mais respeitadas e confiáveis do mundo e desempenha um papel vital no comércio global. Sermos selecionados como parceiro é uma honra e uma prova do valor das soluções de dados baseadas em inteligência artificial que estamos a desenvolver”.

Segundo dados da consultora COMvergence, a Mastercard investiu 180 milhões de dólares em publicidade em media em 2024, num total de 815 milhões de dólares aplicados em marketing e comunicação. Apesar de uma ligeira retracção de 1% nos gastos face a 2023, a receita da instituição registou uma subida de 12%, alcançando 28,2 mil milhões de dólares no período.

Redacção: ola@targeting.ao

Compartilhe este artigo

Publicidade

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *