Publicidade

Unitel, Tio Lucas e Cuca lideram preferência do consumidor angolano

Targeting
Por Targeting
3 minutos de leitura
Tamanho da Fonte

Os dados são da 13ª edição do Estudo do Consumidor da Superbrands Angola, que identifica as marcas e os segmentos mais relevantes para o consumidor angolano, bem como as principais características deste mercado.

O ranking das 20 marcas mais mencionadas pelos consumidores evidencia a predominância das marcas Unitel, Tio Lucas, Cuca, Alimo e Pura, que ocupam o topo da classificação nacional. Já no contexto do ranking geral, as três primeiras posições são ocupadas por Adidas, Nike e Zara, seguidas por Samsung, Toyota, Louis Vuitton, Gucci, Puma, Apple, Unitel, Coca-Cola, Tio Lucas, Cuca, Lacoste, Nivea, itel, Tecno, Alimo, Pura e Hyundai, que completam o top 20.

Segundo o Country Manager da Superbrands Angola, Pedro Diogo Vaz, os sectores de moda, bebidas, alimentação e produtos de higiene concentram 66% do Top 20 do ranking geral. Adidas e Nike figuram no Top 3 em todas as dimensões analisadas, notoriedade, identificação, necessidades, unicidade e confiança. No ranking nacional, bebidas, alimentação, produtos de higiene e superfícies comerciais representam 87% do Top 20, com Tio Lucas e Unitel a surgirem no Top 3 em todas as dimensões avaliadas.

O estudo, promovido anualmente pela Superbrands Angola e conduzido pela KeyResearch, baseia-se em menções espontâneas feitas pelos consumidores. A análise por faixas etárias indica que Unitel, Cuca, Tio Lucas, Pura, Coca-Cola, Fula, Alimo, Eka e Patriota mantêm presença transversal em todos os grupos etários, enquanto a ZAP se destaca entre os consumidores dos 15 aos 19 anos.

No recorte por estrato económico, o estudo mostra elevada transversalidade das marcas. Tio Lucas, Cuca e Unitel lideram o Top 3 em todos os cinco estratos sociais analisados. No Top 10 comum a todos os segmentos figuram ainda Coca-Cola, Patriota, Alimo, Eka, Pura e Nocal.

Realizado entre 20 e 26 de Junho de 2025, na província de Luanda, o inquérito foi ponderado segundo critérios sócio-demográficos, incluindo idade, região e estrato social. A KeyResearch assegura que o painel de respostas é representativo da população nacional.

De acordo com o Director-Geral da KeyResearch, Paulo Santos, os resultados evidenciam padrões consistentes de confiança e identificação dos consumidores com marcas que mantêm presença duradoura no mercado. Os dados indicam ainda que 88,7% dos inquiridos afirmam confiar, ou confiar totalmente, em marcas distinguidas como Superbrands, enquanto 95,1% revelam maior propensão para a sua compra.

Pedro Diogo Vaz sublinhou ainda que estes indicadores reforçam o papel das marcas fortes na construção de credibilidade junto dos consumidores e ressaltam a relevância da distinção Superbrands como selo de consistência e valor no mercado angolano.

Redacção: ola@targeting.ao

Compartilhe este artigo

Publicidade

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *