A Aston Martin tornou-se a primeira fabricante automóvel a implementar o novo CarPlay Ultra da Apple, numa colaboração que procura redefinir a experiência digital dentro do automóvel. De acordo com a marca, o sistema já se encontra disponível nos modelos mais recentes da fabricante britânica, nomeadamente no DBX e nos desportivos DB12, Vantage e Vanquish.
Os modelos equipados com o novo sistema requerem um iPhone 12 ou superior com iOS 18.5, sendo que os actuais proprietários de viaturas compatíveis poderão realizar a actualização nas próximas semanas, através da rede oficial de concessionários. No entanto, numa primeira fase, o sistema estará disponível apenas nos mercados dos Estados Unidos e Canadá, estando a sua implementação nos restantes mercados globais prevista para os próximos 12 meses.
Segundo a Aston Martin, esta nova tecnologia permitirá uma integração mais profunda com os sistemas do veículo, projectando informação em tempo real tanto no painel de instrumentos como no ecrã central táctil. A interface, familiar aos utilizadores do iPhone, foi personalizada para reflectir o ADN de alto desempenho da marca, mantendo o seu design exclusivo e introduzindo novos níveis de personalização.
Além disso, entre as funcionalidades destacadas, o CarPlay Ultra possibilita a personalização completa do painel de instrumentos, com mostradores digitais configuráveis para velocímetro e conta-rotações, visualização de mapas e conteúdos multimédia em ecrã completo, bem como a integração de widgets do iPhone. Os condutores podem ainda controlar funcionalidades como climatização e rádio, seja através do ecrã táctil, de botões físicos ou por comandos de voz, com o auxílio da assistente Siri.
Esta implementação tornou-se possível graças ao novo sistema de infoentretenimento da Aston Martin, desenvolvido internamente e apresentado em 2023, aquando do lançamento do DB12. O equipamento integra um ecrã Pure Black de 10,25 polegadas, com tecnologia capacitiva multitoque, que conjuga a modernidade digital com comandos físicos para operações essenciais como a climatização, o modo de condução, o chassis e a assistência à faixa de rodagem.
Sobre esta parceria, Adrian Hallmark, CEO da Aston Martin, sublinhou que a integração do CarPlay Ultra reforça o posicionamento da marca na vanguarda da inovação digital: “A integração do CarPlay Ultra é um exemplo claro da nossa dedicação em colaborar com as melhores empresas do mundo para oferecer experiências únicas aos nossos clientes. Este sistema reforça o nosso compromisso em ir além dos atributos tradicionais como o desempenho dinâmico e a engenharia de precisão.”
Por seu turno, Bob Borchers, Vice-presidente de Marketing Mundial de Produtos da Apple, destacou que o novo CarPlay “reinventa a experiência automóvel”, proporcionando uma utilização mais fluida, intuitiva e segura do iPhone no interior do veículo, “mantendo a essência da empresa”.
Redacção: ola@targeting.ao