Com uma história de quase um século, a Jaguar, marca britânica de automóvel revelou uma nova identidade de marca que inclui um logótipo redesenhado e uma abordagem focada na modernidade e na electromobilidade. A iniciativa marca o início de uma transformação estratégica da Jaguar, que se posiciona como um fabricante de veículos eléctricos de luxo.
Sob o coneceito “Copy Nothing”, cunhado pelo fundador da marca, Sir William Lyons, o rebranding trouxe um logótipo redesenhado que combina elementos em letras maiúsculas e minúsculas, criando uma composição visual equilibrada e contemporânea.
A Jaguar anunciou que esta mudança se baseia em 4 elementos: o nome da marca, que passa a ser escrito por completo e com nova fonte; a renovação do icónico felino saltitante, que agora surge em formato de sombra sobre um fundo listrado e a saltar para a direita, evidenciando a pegada mais ecológica que a marca pretende abraçar; um novo monograma formado pelas as letras “J” e “R” e o nome da marca, que agora passa a surgir também em cor branca e aplicada em fundos coloridos, como o amarelo, o vermelho e o azul que agora fazem parte da palete de cores, mas sem perder a essência “exuberante” da marca.
A Jaguar pretende concentrar-se exclusivamente na produção de veículos eléctricos premium, com preços a partir de 150.000 euros. Esta estratégia inclui a descontinuação de modelos convencionais, alinhando-se às tendências globais de sustentabilidade e inovação tecnológica.
A transição será oficialmente iniciada com a apresentação de um protótipo totalmente eléctrico, previsto para o dia 2 de Dezembro, durante a Art Miami, nos Estados Unidos. Este concept car, que não será comercializado, dará lugar a uma nova linha de veículos cuja produção terá início em 2026 e lançamento nas estradas a partir de 2027.
Redacção: ola@targeting.ao